Fases do projecto



Fase 1) Criação e alimentação de uma base de dados para armazenamento dos dados obtidos sobre subprodutos


Tarefa 1.1 – Criação e alimentação da Base de Dados e da Plataforma on line

Data de Início- 2/1/2018 Data de conclusão – 31/12/2021 Duração – 48 meses

Para armazenamento da informação técnica e científica dos subprodutos será criada uma base de dados que será disponibilizada numa plataforma on line. Com esta plataforma on line pretende-se divulgar a informação e promover a ligação entre os potenciais utilizadores.

A elaboração, testagem e alimentação da base de dados e a criação do site que dará suporte à base de dados e a todo o material de divulgação do Grupo Operacional serão assegurados pela empresa RURALBIT e apoiada pelos outros parceiros.


Tarefa 1.2 – Inquérito às Agroindústrias e recolha de informação existente para introdução na base de dados

Data de Início- 2/1/2018 Data de conclusão – 30/10/2018 Duração – 10 meses

Para conhecimento de quais os subprodutos passíveis de utilização na alimentação animal, produzidos nas agroindústrias da região do Alentejo e Ribatejo, será realizado um inquérito através de email. Com este inquérito pretende-se conhecer quais os subprodutos existentes, as quantidades, épocas de produção e a distribuição geográfica.

Tendo, alguns destes subprodutos, sido já objeto de estudo nas universidades, laboratório e centros de investigação, pretende-se recolher e sintetizar a informação existente que será incorporada na base de dados ficando assim disponível a todos os utilizadores.

Esta componente será assegurada pela INIAV e CEBAL.


Tarefa 1.3 – Recolha de amostras e análise química e nutritiva de subprodutos

Data de Início- 1/3/2017 Data de conclusão – 1/5/2019 Duração – 26 meses

Relativamente aos subprodutos com interesse para alimentação animal serão recolhidas amostras para caracterização química e nutritiva. Na caracterização dos alimentos será considerada a presença de compostos específicos que possam diferenciar e valorizar as matérias-primas, nomeadamente a presença de antioxidantes, vitaminas, pigmentos, etc.

Esta tarefa será da responsabilidade do INIAV e do CEBAL.



Fase 2) Conservação e transformação de subprodutos


Tarefa 2.1 - Preparação dos subprodutos para desidratar, desidratação e caracterização química e nutritiva.

Data de Início- 1/5/2019 Data de conclusão – 1/09/2020 Duração – 16 meses

Por não ser possível, no âmbito deste trabalho, estudar a forma de desidratação de um elevado número de alimentos, quer pelos custos que acarreta, quer pelo tempo de projeto, foram selecionados para desidratação, de acordo com o interesse manifestado pelos industriais de alimentos compostos, os subprodutos da cenoura, batata-doce, citrinos, repiso de tomate, maçã e beterraba para que possam ser incorporados em alimentos compostos para ruminantes, monogástricos e animais de companhia (pet food). Com esta tarefa pretende-se definir parâmetros essenciais de desidratação tais como: tipo de fracionamento para cada alimento, tempo de desidratação, temperatura a utilizar de forma a otimizar o processo, mantendo-se as suas características físicas e nutritivas.

Esta tarefa será da responsabilidade do Tagus Valley, sendo a caracterização química e nutritiva realizada pelo INIAV-Santarém e Oeiras e pelo CEBAL.


Tarefa 2.2 – Conservação por ensilagem em silos experimentais

Data de Início- 1/5/2019 Data de conclusão – 1/09/2020 Duração – 16 meses

Com base na avaliação das características específicas dos subprodutos, da época de produção, das quantidades disponíveis e da sua composição química e valor nutricional, serão selecionados 6 subprodutos para conservação sob a forma de silagem. Os subprodutos selecionados serão ensilados em silos experimentais com cerca de 3 kg de capacidade, com ou sem aditivos ou associados a outros alimentos que lhes suprimam os seus desequilíbrios nutritivos. Prevemos o ensilamento de 3 subprodutos por ano durante o 2º e 3º anos do projeto. As silagens obtidas serão analisadas para caracterização química, avaliação da qualidade fermentativa e caracterização nutritiva.

A produção das silagens será responsabilidade do INIAV-Santarém e a sua caracterização química e nutritiva será realizada pelo INIAV-Santarém e pelo CEBAL.


Fase 3) Ensaios de produção


O GO tem por objetivo o estudo da utilização dos subprodutos principalmente nas dietas de animais de produção. A parte experimental com animais incidirá na produção de galinhas poedeiras, de borregos em crescimento e ovelhas reprodutoras.


Tarefa 3.1 - Ensaios com galinhas poedeiras

Data de Início- 1/9/2020 Data de conclusão – 30/04/2021 Duração – 8 meses

Irão ser testadas dietas em galinhas poedeiras com diferentes níveis de repiso de tomate desidratado. Estas dietas serão comparadas com uma dieta convencional, produzidas com as matérias-primas convencionais. Será avaliado o efeito das dietas no peso das aves, postura diária, consumo de alimento, índice de conversão alimentar, mortalidade, peso do ovo, coloração e conteúdo do ovo em betacarotenos, antioxidantes naturais e ácidos gordos.

Os ensaios com as galinhas poedeiras serão da responsabilidade da empresa Rações Zêzere, tendo a colaboração do Tagus Valley na desidratação dos subprodutos e do INIAV- Santarém e do CEBAL na caracterização química e nutritiva das dietas.


Tarefa 3.2- Ensaios com borregos em crescimento

Data de Início- 1/9/2020 Data de conclusão – 30/04/2021 Duração – 8 meses

Com o objetivo de testar 3 dietas que integrem subprodutos desidratados em borregos em crescimento será realizado um ensaio de produção em que as dietas serão comparadas com uma dieta controlo. Pretende-se avaliar o efeito das dietas na ingestão, velocidade de crescimento dos animais e na qualidade dos produtos finais obtidos (carcaça e carne).

O ensaio será realizado no INIAV- Santarém e a caracterização química e nutritiva das dietas será da responsabilidade INIAV- Santarém e do CEBAL


Tarefa 3.3 - Ensaios de produção com ovelhas reprodutoras

Data de Início- 3/6/2019 Data de conclusão – 2/11/2020 Duração – 18 meses

O objetivo desta fase do projeto será avaliar a utilização de subprodutos conservados sob a forma de silagem na alimentação de ovelhas reprodutoras.

Para que seja seguido o esquema normal de produção de ovelhas, será semeada uma parcela com 15 ha com uma consociação anual de leguminosa e gramíneas (speedmix) onde serão colocadas 60 ovelhas que aí vão permanecer até ao final do ensaio. Serão realizados os procedimentos necessário para a sincronização dos cios, sendo as ovelhas cobertas por monta natural utilizando-se os carneiros existentes na exploração. Cerca de 45 dias após a cobrição será realizado o controlo da gestação por ecografia.

Duas das silagens testadas anteriormente (Fase 2-Tarefa 2.2) que apresentem maior potencial em termos de valor nutricional e condições de conservação serão fornecidas às ovelhas durante o período que antecede ao parto (1 mês) e durante a lactação (2 meses). Durante este período será monitorizada a ingestão de alimento, a condição corporal e peso da ovelha, um conjunto de parâmetro bioquímicos relacionados com o estado metabólico da ovelha e o crescimento dos borregos.

Este ensaio será realizado pela empresa Carlos e Helder Alves Agropecuária com a colaboração do INIAV- Santarém e do CEBAL na caracterização química e nutritiva das dietas


CRONOGRAMA